DESDE O INÍCIO, SÃO AS
IDEIAS QUE NOS MOVEM.
A VONTADE DE INOVAR.
SÃO MAIS DE 50 ANOS
DE HISTÓRIA E MUITO
PARA CONTAR.

CARROS CONECTADOS.

2017

Embratel torna-se líder em carros conectados no Brasil, trabalhando em projetos inovadores, em conjunto com as maiores montadoras.

CARROS CONECTADOS.

O SONHO OLÍMPICO MOVEU O BRASIL E O MUNDO.

2016

A Embratel assumiu o compromisso de tornar esse sonho realidade. O que garantiu que cerca de 5 bilhões de pessoas assistissem ao maior evento esportivo do mundo. Trabalhamos dia e noite para ajudar a criar a estrutura para que atletas, jornalistas e torcedores fizessem dos Jogos Olímpicos Rio 2016 os melhores e mais conectados da história.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

O SONHO OLÍMPICO MOVEU O BRASIL E O MUNDO.

NO ESPAÇO SIDERAL.

2015

Em julho, coloca em órbita o Satélite C4, que ocupará a posição orbital de 70 W, a mais importante para o mercado de Broadcasters no Brasil. Essa posição é considerada hot position por transmitir os sinais das maiores emissoras de televisão do país, e ainda possuir um parque de 22 a 25 milhões de antenas parabólicas apontadas.

NO ESPAÇO SIDERAL.

NOVOS HORIZONTES

2014

Incorpora em seu portfólio mobilidade, levando para seus clientes corporativos soluções convergentes de TI e Telecom com mobilidade.

NOVOS HORIZONTES

PELA INTERNET

Embratel anuncia loja virtual para ofertas de soluções de Cloud Computing. Voltada para o mercado empresarial, o ambiente foi desenvolvido para permitir que micro, pequenas e médias empresas tenham acesso a recursos tecnológicos utilizados por grandes companhias.

PELO FUNDO DO MAR

2013

Com 17.500 quilômetros, o novo cabo submarino sai da América do Norte, atravessa a América Central e chega ao Brasil em três pontos: Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. O cabo submarino de fibra ótica dobra a capacidade de transmssão de dados e voz, e aumenta a confiabilidade dos sistemas de conexão.

PELO FUNDO DO MAR

SINAL NAS ALTURAS

2012

Lançamento do Satélite Star One C3, com investimentos de US$260 milhões tem cobertura diferenciada, abrangência em todo território brasileiro, América do Sul, Região Andina (com destaque para Colômbia, Peru, Bolívia e Equador) e Flórida (EUA). Sua capacidade inclui até a região do Pré-Sal, disponibilizando, com isso, mais serviços para a indústria de petróleo.

SINAL NAS ALTURAS

MISSÃO OLÍMPICA

O consórcio formado pela Embratel e Claro é escolhido como patrocinador nacional exclusivo dos Jogos Olímpico RIo 2016, na categorai Serviços de Telecomunicações.

COMBO MULTI

Em outubro, NET, Claro e Embratel lançam o Combo Multi, um plano de integração de serviços pioneiro no mercado brasileiro de telecomunicações.Este é o primeiro lançamento conjunto das três empresas.

AMAZÔNIA HIGH TECH

2010

Embratel anuncia projeto inédito ao lançar 12 quilômetros de fibra ótica atravesando de margem a margem o rio Solimões, no Amazonas. O projeto expandiu a capacidade de atendimento na região de 2,5GB para 10GB.

AMAZÔNIA HIGH TECH

PROJETO RIO 2016

2009

Anuncia o patrocínio oficial à candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

PROJETO RIO 2016

LÍDER NO
SEGMENTO

A Embratel lidera a portabilidade numérica entre as operadoras fixas. A empresa foi escolhida por mais de 40% dos clientes de telefonia fixa que optaram pela troca de operadora com manutenção do número de seus telefones.

PIONEIRISMO

2008

A Embratel é pioneira no lançamento da tecnilogia WIMAX para o segmento empresarial.

PIONEIRISMO

EXPANSÃO SULAMERICANA

É colocado em órbita o satélite Star One C2, segundo satélite da nova geração, denominada Série C. Junto com o Star One C1, faz parte da terceira geração de satélites Embratel Star One. Esses novos satélites asseguram a continuidade dos serviços de telefonia, televisão, rádio, transmissão de dados e internet no Brasil e ainda expandem esses serviços para os países da América Latina.

VIA EMBRATEL

Embratel lança Via Embratel, sua TV por assinatura via satélite.

ACESSIBILIDADE E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Construção da interligação óptica Manaus-Porto Velho, levando a tecnologia aos lugares mais distantes, conciliando desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente.

POTÊNCIA DOBRADA

É lançada a terceira geração de satélites de comunicação da Embratel: Satélite Star One C1. O novo satélite substituiu o Brasilsat B2 e tem quase o dobro da potência do anterior, assegurando a cobertura de todo o Território Nacional e garantindo a ampliação e internacionalização da cobertura para as Américas do Sul e Central, além da Flórida (EUA).

NASCE O COMBO

2006

A NET Serviços e a Embratel lançam o NET Fone Via Embratel. O novo produto é dirigido ao mercado residencial e complementa as ofertas da NET, líder em TV por assinatura e banda larga via cabo.

NASCE O COMBO

EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS

2005

Aquisição da PrymeSys Soluções Empresariais, líder nacional na operação de redes administrativas.

EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS

SOB NOVA DIREÇÃO

Em 23 de julho, a Teléfonos de México S.A – Telmex – adquire o controle acionário da Embratel Participações S.A.

INOVAÇÃO E CONFIANÇA

Investimentos constantes e um pé no futuro. Embratel é pioneira em Redes IP MPLS: facilidade e segurança no mundo corporativo.

DE CARA NOVA

2002

Surge o novo logotipo, mais moderno mas sempre com um toque nacional.

DE CARA NOVA

EMBRATEL NA TELEFONIA FIXA

A Embratel comunica oficialmente a entrada nos serviços locais de telefonia fixa, durante a Futurecom 2002, em Florianópolis (SC).

PÉS NO FUTURO

Inaugura em maio o Centro de Referência Tecnológico, uma iniciativa pioneira na América Latina.

HEGEMONIA

2000

O satélite Brasilsat B4 foi lançado para atendimento a variadas aplicações via satélite, tais como distribuição de vídeo, backbone de telefonia fixa e celular e construção de redes corporativas. Nessa posição atende mais de 60 canais de TV digitais, distribuídos para as prestadoreas de serviço de TV a cabo e DTH no Brasil. Atualmente, 90% das prestadoras de serviço de TV por assinatura no Brasil possuem antenas apontadas para o Brasilsat B4.

HEGEMONIA

O COMEÇO DE UMA ERA

1999

Este ano marcou a chegada da internet via Embratel. A Embratel interligou o núcleo de seu backbone internet com os principais centros de roteamento, como os do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

O COMEÇO DE UMA ERA

TV À CABO NO BRASIL

1998

Lançamento do satélite Brasilsat B3 para atender, em especial, empresas de TV por assinatura. Sua posução atende mais de 60 canais de TV digitais, distribuídos para as prestadoras de serviço de TV a cabo e DTH no Brasil.

TV À CABO NO BRASIL

PENSOU EM INTERNET, PENSOU EMBRATEL

1997

A Empresa ampliou sua rede de 4 para 22 centros de roteamento, mantendo-se, como sempre esteve, à frente dos demais concorrentes. Sua capacidade de atender os clientes também aumentou, com uma velocidade de transmissão de até 4 Mbps. A comunicação com o exterior passou de 29 Mbps para 76 Mpbs, abrangendo conexões com Argentina, Canadá, Estados Unidos e Uruguai, através de cabos submarinos de fibras ópticas e satélite.

PENSOU EM INTERNET, PENSOU EMBRATEL

INTERNET CHEGA AO BRASIL

1996

Crescente digitalização das redes, novas redes de telefonia e a chegada da internet no Brasil. Aumenta a capacidade do Renpac e o rádio digital se expande. A migração de cabos submarinos analógicos para fibra óptica criou um novo padrão que ligou o Brasil ao mundo.

INTERNET CHEGA AO BRASIL

COBERTURA SULAMERICANA

1995

É lançado o satélite Brasilsat B2, para atender a expansão das operadoras de telefonia fixa e celular em todo território nacional. Com o primeiro serviço de comunicação de dados da América do Sul, expandindo a tecnologia para o continente.

COBERTURA SULAMERICANA

EXPANSÃO DA COBERTURA

1994

É lançado o satélite Brasilsat B1.

EXPANSÃO DA COBERTURA

INTERNET COMERCIAL

A Embratel lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.

EIXO RIO X SÃO PAULO

1993

Entra em operação o primeiro trecho da Rede Nacional de Fibras Ópticas, interligando Rio de Janeiro e São Paulo.

EIXO RIO X SÃO PAULO

TRANSMISSÃO INTERNACIONAL

TV com som estéreo digital toma impulso no Brasil. Desde Seul, a Embratel transmite nas Olimpíadas, imagens e notícias. Os maiores eventos esportivos nacionais e inernacionais são transmitidos "via Embratel".

INOVAÇÃO VIA SATÉLITE

1986

A Embratel lança o satélite Brasilsat A2 para complementar o sistema de telecomunicações via satélite.

INOVAÇÃO VIA SATÉLITE

REVOLUÇÃO DIGITAL

1985

As comunicações domésticas tornam-se possíveis após a Embratel; colocar em órbita o satélite Brasilsat A1, impulsionando a revolução digital.

REVOLUÇÃO DIGITAL

NOVAS RESPONSABILIDADES

1984

Ativa a Rede Nacional de Comunicação de Dados por Comutação de Pacotes (RENPAC), oferecendo ligações comutadas e admitindo ampla variedade de equipamentos, protocolos e velocidades.

NOVAS RESPONSABILIDADES

PIONEIRISMO BRASILEIRO

1980

Lança no Brasil o primeiro serviço exclusivo de comunicação de dados da América do Sul, o Transdata, inicialmente interligando Rio-São Paulo-Brasília e com capacidade para 4.042 circuitos de baixa velocidade.

PIONEIRISMO BRASILEIRO

COMUNICAÇÃO EM ALTO-MAR

1978

Embratel inaugura a nova Rede Nacional de Estações Costeiras (RENEC), com objetivo de prestar o Serviço Móvel Marítimo (SMM), que permite a comunicação, via rádio, entre uma pessoa em terra e outra que esteja a bordo de uma embarcação, em qualquer parte do mundo.

COMUNICAÇÃO EM ALTO-MAR

NASCE O DDI

1975

Inicia a Discagem Direta Internacional (DDI), ligando definitivamente o Brasil a vários países.

NASCE O DDI

PÕE FIM A ERA PRETO E BRANCO

Realiza a primeira transmissão de TV em cores no Brasil, a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

A COPA DO MUNDO É NOSSA

1970

Realiza a transmissão da Copa do Mundo. O Brasil conquistva o tricampeonato mundial de futebol, no México, com imagens ao vivo.

A COPA DO MUNDO É NOSSA

MARCO DA HISTÓRIA

1969

Realiza a primeira transmissão comercial de televisão via satélite: o lançamento da nave Apolo IX, em 3 de março. Logo depois, em 16 de julho, outro fato marcante: a imagem de um homem pisando na Lua.

MARCO DA HISTÓRIA

VIA SATÉLITE

1967

Em 22 de dezembro, instala a Estação Terrena de Comunicações por Satélite, localizada em Tanguá, no Estado do Rio de Janeiro.

VIA SATÉLITE