Sobre

O Serviço Móvel Marítimo (SMM) foi criado visando a salvaguarda da vida humana no mar, através das radiocomunicações. Em colaboração com a Marinha do Brasil, através do Centro de Operações do SMM, situado em Guaratiba, no Rio de Janeiro, oferece todos os recursos para a sua proteção.
Além disso, permite a comunicação, via rádio, entre uma pessoa em terra e outra que esteja a bordo de uma embarcação, em qualquer parte do mundo, através das estações costeiras que compõem a Rede Nacional de Estações Costeiras - RENEC.
Atendendo à comunidade marítima, o serviço agiliza comunicações sociais, administração da frota, comunicações de negócio, troca de informações estratégicas, comunicações de segurança e emergência.
Benefícios
> Disponível para qualquer embarcação provida de rádio, em qualquer oceano do mundo.
> Facilidade de acesso a qualquer telefone nacional ou internacional a partir da costa brasileira ou região Amazônica.
> Atendimento bilíngue 24 horas por dia, 7 dias por semana.
> Chamada pessoa a pessoa com possibilidade de pagamento na origem, a cobrar no destino ou ainda em terceiro número.
Salvaguarda
Você sabia que toda embarcação, na Costa Brasileira e no Rio Amazonas, que utiliza o rádio VHF marítimo (curto alcance), ou mesmo em qualquer oceano, através do SSB marítimo (longo alcance), está salvaguardada pela Embratel?
No ano de 2012 o Serviço Móvel Marítimo efetuou 65.233 emissões relativas à salvaguarda marítima, divididas em :
> 59.362 Emissões de Avisos de Mau Tempo (WX) – Vento forte, mar grosso – e de Avisos aos Navegantes (NX) – Interdição de área de navegação, exercício militar, derrelitos à deriva, entre outros.
> 5.871 Emissões de Busca e Salvamento (SAR) – Homem ao mar, naufrágios, embarcações à deriva ou desaparecidas, etc.
> 93 Pedidos de socorro (SOS) foram atendidos pelas Estações Costeiras da Embratel nos canais de socorro.