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Como preparar o seu negócio para a maior Black Friday de todos os tempos?

No ano marcado pela pandemia, a demanda por compras pela internet bateu todos os recordes. Como resultado, as lojas tiveram que rever suas estruturas da noite para o dia, muitas vezes criando um comércio online do zero.

Desafios como escalabilidade, atendimento eficiente, segurança, questões de infraestrutura e experiência do cliente tiveram que ser encarados de frente. Não é exagero dizer que, desde o início da crise do coronavírus, vivemos uma Black Friday fora de época.

Loja Virtual

Mais de uma nova loja virtual foi inaugurada por minuto durante o isolamento social 1.

O e-commerce teve um recorde de faturamento no primeiro semestre de 2020 2:

3,8 bilhões de reais em vendas.

O faturamento foi 9% maior do que o segundo semestre de 2019.

47% maior que o mesmo período em 2019.

O isolamento social trouxe 7,3 milhões de novos consumidores para o comércio eletrônico.

40% mais consumidores do que o primeiro semestre de 2019.

Hoje são 41 milhões de consumidores no total.

1 Fonte: Associação Brasileira de Comércio Eletrônico

2 Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 42

A jornada de compra
mudou de vez .

Agora as pessoas pesquisam mais informações antes de tomar uma decisão. Comprar um produto nunca foi um ato tão calculado quanto hoje.

Neste ano, entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 categorias analisadas pelo Google já registraram um volume de buscas que supera a Black Friday de 20193.

Móveis e Decoração

Categorias como "Móveis" e "Decoração", que registravam o maior pico de buscas durante a Black Friday, apresentaram um índice maior antes mesmo do evento: 22% e 51% mais pesquisas do que a edição do ano passado, respectivamente.

Alimentos e Bebidas

"Alimentos" e "Bebidas", que não registravam picos de busca durante a Black Friday, estão hoje entre as categorias mais procuradas. O aumento foi de 40% e 23% em relação a edição do ano passado.

Busca Google

Entre abril e julho de 2020, as buscas no Google por promoções cresceram 38%.

Compra Online

57% dos brasileiros afirmam que estão comprando mais on-line agora do que antes da pandemia4.

Compra Online

82% de brasileiros com mais de 60 anos usaram e-commerce em 2020, sendo que 18% deles usaram pela primeira vez na quarentena5.

3 Fonte: Google

4 Fonte: Google | Ipsos

5 Fonte: Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a AGP Pesquisas

Aplicativos e
smartphones .

Os aplicativos de e-commerce se tornaram ferramentas essenciais para os consumidores durante a pandemia.

6 Fonte: Instituto Locomotiva

7 Fonte: The State of Shopping App Marketing

8 Fonte: Pipz Plataform

De abril a junho de 2020, as sessões em aplicativos de compras no Brasil subiram

dos consumidores pretendem ampliar as compras por aplicativos após o fim do isolamento social6.

Em toda a América Latina, entre fevereiro e maio de 2020, o aumento de instalações de apps de e-commerce teve um crescimento superior ao dos EUA, chegando a

das compras online foram feitas por meio de um smartphone em 2019, índice que deve aumentar progressivamente ano a ano 8.

Durante a quarentena, entre março e junho de 2020, a receita dos apps cresceu 7

Expectativa para o fim de 2020 .

A pandemia ocasionou um aumento de tráfego, frequência e faturamento durante todo o período de isolamento social. Ainda assim, a procura por produtos aumentou ainda mais em datas comemorativas:

Páscoa:
aumento de 66% de vendas online em relação ao ano anterior.

Dia das Mães:
aumento de 68%.

Dia das Namorados:
aumento de 91%.

A expectativa é que o volume de procura por produtos tenha um grande pico no final de novembro, durante a Black Friday de 2020. Nessa época costuma haver um aumento de até 20% no tráfego devido às buscas por presentes de Natal9.

7 em 10 internautas brasileiros deixaram de comprar algo em 2020 por causa da pandemia e veem na Black Friday uma oportunidade para comprar mais barato10.

9 Fonte: Adob Analytics

10 Fonte: Behup - Pesquisa Black Friday 2020 para Análises & Insights | IM | Globo

dos consumidores acreditam que a Black Friday de 2020 terá ainda mais importância em relação ao ano passado.11

acreditam que a Black Friday 2020 será a melhor época para comprar no ano.12

A Black Friday 2020 deve ser mais concentrada no online do que a edição 2019:13

usarão lojas físicas e internet, um aumento de 17 pontos percentuais em relação a 2019.

usarão apenas a internet, um aumento de 2 pontos percentuais.

usarão somente lojas físicas, uma queda de 19 pontos percentuais.

O desafio para as lojas é criar uma infraestrutura que suporte tanto volume de acessos. Esse aumento de sessões exigirá um cuidado maior com o servidor, a plataforma de e-commerce e os serviços agregados. Travamentos e lentidão podem deixar o site inativo, o que significa milhares de reais perdidos e danos profundos à marca.

Outro ponto importante é a atenção para as questões de segurança. Sem a proteção dos dados e uma prevenção robusta contra ataques em eventos de grande porte, as lojas podem ter todo o esforço colocado em risco e um prejuízo de milhões de reais. Todo e-commerce deve investir em segurança tanto quanto na experiência de compra e na eficiência do atendimento.

Outro ponto importante é a atenção para as questões de segurança. Sem a proteção dos dados e uma prevenção robusta contra ataques em eventos de grande porte, as lojas podem ter todo o esforço colocado em risco e um prejuízo de milhões de reais. Todo e-commerce deve investir em segurança tanto quanto na experiência de compra e na eficiência do atendimento.

11, 12, 13 Fonte: Behup - Pesquisa Black Friday 2020 para Análises & Insights | IM | Globo

Mas será que os e-commerces estão preparados para a maior Black Friday de todos os tempos ?

Veja quais são os problemas mais comuns que fazem de pequenos lojistas a grandes varejistas perderem vendas e saiba como solucioná-los:

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